Trabalho Prático de Ciências
Construção da Célula
Turmas: 72 e 73
Professora: Lorena Bachi Steffli
Representações de Célula animal e vegetal
Construção da Célula
Turmas: 72 e 73
Professora: Lorena Bachi Steffli
A magia de trabalhar conteúdos curriculares, da abstração ao concreto, produz resultados extraordinários.
Ao aplicar na prática o conhecimento teórico, da complexidade da Citologia(Ciência que estuda a Célula) transforma o saber em habilidade, pois transporta ao concreto, incorpora-se ao cotidiano e aprofunda teoria em conhecimento de si mesmo.
Sempre me intrigou o fato de que alunos decoram e repetem conteúdos com intensa facilidade, devido à repetição. Trata-se de fazer de conta que o aluno aprende, quando na realidade, no dia seguinte não lembra mais do tópico estudado.
Ao transportar o conhecimento para o concreto, a concretude do saber é transferido para sí mesmo, sendo incorporado e o aluno apropria-se do saber.
Na construção das células, vários saberes podem ser trabalhados ao mesmo tempo: orientados, os alunos devem usar sucatas e elementos orgânicos, não gerando lixo inorgânico, os residuos do trabalho serão incorporados ao solo, transformando-se em adubo.
Ao repensar o experimento através de um Relatório, pensando sobre o Material Usado, o Procedimento, Observação e Conclusão, o conhecimento é sistematizado e organizado, pois é revisto e praticado conscientemente, complementando o processo de aprendizagem.
Adotei a prática de concretização dos tópicos aprendidos há décadas, pois os resultados são extraordinários, tais os que visualizamos nos registros fotográficos.
Ao aplicar na prática o conhecimento teórico, da complexidade da Citologia(Ciência que estuda a Célula) transforma o saber em habilidade, pois transporta ao concreto, incorpora-se ao cotidiano e aprofunda teoria em conhecimento de si mesmo.
Sempre me intrigou o fato de que alunos decoram e repetem conteúdos com intensa facilidade, devido à repetição. Trata-se de fazer de conta que o aluno aprende, quando na realidade, no dia seguinte não lembra mais do tópico estudado.
Ao transportar o conhecimento para o concreto, a concretude do saber é transferido para sí mesmo, sendo incorporado e o aluno apropria-se do saber.
Na construção das células, vários saberes podem ser trabalhados ao mesmo tempo: orientados, os alunos devem usar sucatas e elementos orgânicos, não gerando lixo inorgânico, os residuos do trabalho serão incorporados ao solo, transformando-se em adubo.
Ao repensar o experimento através de um Relatório, pensando sobre o Material Usado, o Procedimento, Observação e Conclusão, o conhecimento é sistematizado e organizado, pois é revisto e praticado conscientemente, complementando o processo de aprendizagem.
Adotei a prática de concretização dos tópicos aprendidos há décadas, pois os resultados são extraordinários, tais os que visualizamos nos registros fotográficos.
Representações de Célula animal e vegetal
Nenhum comentário:
Postar um comentário